1º - "B" - assunto...

Ir em baixo

1º - "B" - assunto...

Mensagem  Fábio Henrique em Sex Mar 14, 2008 9:11 pm

Tópico 1º "B"


Última edição por Fábio Henrique em Dom Mar 30, 2008 9:42 pm, editado 2 vez(es)

Fábio Henrique
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 14/03/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://cem9.4umer.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desperdicio de água- 1° B

Mensagem  andre em Sex Mar 21, 2008 8:11 am

Como economizar água?







A fim de evitar o desperdício de água, a escolha de equipamentos adequados e a adopção de gestos simples podem ser passos importantes na poupança.



Apresentamos algumas medidas que poderão adoptar:

Lavagem da roupa

Ø Ligue a máquina de lavar roupa apenas quando estiver completamente carregada. Não só poupa água como também energia.

O duche

Ø Quando estiver a tomar duche feche a torneira sempre que se ensaboar; desta forma, pode poupar até 30 litros por duche.

Escovar os dentes

Ø Se escovar os dentes com água a correr estará a gastar 6 a 7 litros de água, ao passo que o recurso a um copo de água permite-lhe poupar mais de metade.

Autoclismo

Ø Coloque uma garrafa cheia dentro do autoclismo (o volume que esta ocupa corresponde à poupança em cada descarga). Se puder, opte por sistemas de descarga diferenciada (com dois botões para maior e menor volume), o que permite 50% de redução no caudal mínimo. Outra solução é o recurso a modelos equipados com um comando que interrompa a saída de água assim que deixa de ser accionado pelo utilizador.

Água quente

Ø Coloque os sistema de aquecimento de água (termoacumulador ou outro) o mais perto possível das torneiras. Desse modo, obtém a temperatura desejada mais rapidamente e reduz o desperdício.

Outras dicas

Ø Controle assiduamente o estado de vedação das suas torneiras e autoclismos.

Tenha em atenção que um dispositivo mal vedado provoca perdas de água significativas. Por exemplo, para um cliente doméstico, uma torneira ou autoclismo mal vedados perdem:

· 2 m3 por mês – gota a gota.

· 10 m3 por mês - com um fio de água de 2 mm.

· 100 m3 por mês – com um fio de água de 6 mm

Sugere-se que coloque um papel ou cinza na zona de descarga da sanita. Se o papel ou a cinza ficarem molhados o autoclismo está a perder água.



Última edição por andre em Ter Abr 08, 2008 12:44 pm, editado 4 vez(es)
avatar
andre

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/03/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Mensagem  Fred em Qua Mar 26, 2008 5:58 am

[b]
DESPERDÍCIO DE ÁGUA


Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool

São Paulo, por exemplo, já está sofrendo racionamento de água. Isso sem citar o Nordeste que sempre enfrenta o problema da seca. A palavra do momento é economizar, afinal cada gota economizada é um ponto a mais na luta para a conservação da Água no Planeta.
Gastar mais de 200 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja como podemos economizar água - e dinheiro - sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e das pessoas.
O desperdício residencial é o campeão, sendo que no Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
Veja os exemplos a seguir:

No Banheiro:
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros (numa casa) ou 16 litros (num apartamento).
Tome banhos rápidos. A cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros.
Regule as válvulas de descarga.
As convencionais usam cerca de 40% de toda a água de uma casa ou escola.
Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.

Na cozinha:
Limpe bem os pratos e panelas e jogue os restos de comida no lixo.
Deixe a louça na água para facilitar a lavagem.
Feche a torneira enquanto ensaboa e volte a abri-la apenas para enxaguar.
Ligue a máquina de lavar louça apenas quando estiver completa.

Na lavanderia:
Utilize a lavadora de roupa só quando ela estiver cheia e ligue no máximo três vezes por semana.
Reaproveite a água de chuva ou da máquina para lavar o chão da cozinha, área de serviço e quintal.

Nas áreas externas:

Varra as calçadas para retirar o lixo e use balde em vez de mangueiras.
Molhe as plantas com regador quando o sol estiver mais fraco.
Lave o carro utilizando o balde.
Prefira jardins a áreas cimentadas, favorecendo a infiltração da água no solo.

Manutenção:
Elimine vazamentos.
Troque ou conserte torneiras pingando.
Faça o teste do relógio de água.
Se os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento.

Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool


Última edição por Fred em Seg Abr 14, 2008 7:01 am, editado 3 vez(es)

_________________
avatar
Fred

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2008
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16424353462522644507

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preservamento de água

Mensagem  Fred em Ter Abr 01, 2008 6:36 am

Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Cool Existem varias maneiras de economizar a agua do mundo, muitas pessoas acham q isso é bobagem, pensam que só porque eles tem agua agora eles nao se preucuparao no futuro, mas isso é errado...
precisamos preservar o q temos a partir de cedo, porque mesmo q nao sofremos agora seu filhos, netos, sobrinhos, sofrerao por nossa causa... precisamos preservar o q há de melhor no nosso mundo e em nossa vida...
a agua é o bem mais importante para a vida e para a humanidade, se nao cuidarmos bem dela o mundo poderá se acabar...
é porisso q precisamos ter conciencia e fazer nossa parte para um futuro melhor, ensinar para as pessoas a importancia da agua para nossa vida, e ensinar como preservar, cuidar e nao desperdiçar isso...
o mundo precisa da conciencia de todos nós nao só de mim ou de voce mas sim de todos...
para quem é afim de um mundo melhor " PRESERVE "....!!!!!!!
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

_________________
avatar
Fred

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2008
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16424353462522644507

Voltar ao Topo Ir em baixo

desperdio de água

Mensagem  hanny ribeiro dos santos em Ter Abr 01, 2008 3:36 pm

[b]
A água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem conseqüências. Cada setor da economia, cada fatia da sociedade, tem sua parcela de responsabilidade nessa história.

A semelhança da maioria dos países, no Brasil, a agricultura é quem mais consome água - quase 63% do que é captado vai para a irrigação. O uso doméstico é responsável por 18% do consumo, a indústria fica com 14%. Os 5% restantes são usados para matar a sede dos animais de criação. Todos esses consumidores tendem a usar a água de modo abusivo. E não é a qualidade de vida que exige isso. Com um bom planejamento, é possível gerar empregos e movimentar a economia mesmo com pequenas quantidades do recurso. Afinal, para que sejam criados 100 mil empregos em alta tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos, são necessários 946 milhões de litros de água por ano. Este mesmo volume criaria apenas 10 empregos na agricultura californiana.

Roça perduária

A irrigação é vital para a agricultura na maior parte do planeta e em certas regiões do Brasil. Cerca de 18% das áreas cultivadas globalmente são irrigadas. Contudo, como elas costumam produzir mais de uma colheita por ano, sua participação na produção mundial de alimentos é proporcionalmente maior - até 40%.

No Brasil, há 3 milhões de hectares irrigados - é relativamente pouco dada a área plantada no país, em parte pelos custos envolvidos, em parte porque esta prática só se definiu aqui a partir de 1970. Dependendo da região onde é praticada, a irrigação pode adotar modelos bastante diferentes. Nas regiões sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela é mais comum em arrozais e plantações de grãos: tem crescido particularmente na cultura de soja do Centro-Oeste. No Nordeste, é praticada com pesado investimento governamental, visando ao desenvolvimento regional, e está concentrado na fruticultura.

Para enfrentar o desperdício é necessário ampliar a eficiência da irrigação. Em geral, os agricultores promovem a inundação de seus campos ou constroem canais de água paralelos aos canteiros. No Brasil, são comuns os sistemas de aspersão. Dentre eles, está o de pivô central, com uma haste aspersora que gira em torno de um eixo, molhando uma grande área circular. Em todos esses casos, as plantas só recebem uma parte pequena da água. O resto evapora ou e corre para corpos d'água próximos. Muitas vezes, isso acaba promovendo erosão, salinização da água ou sua contaminação com agroquímicos.

Técnicas mais eficientes podem reduzir em até 50% a água necessária. Uma das principais é o sistema de gotejamento - um duto passa ao longo das raízes das plantas, pingando apenas a água necessária. Produzir tomates com os sistemas de irrigação tradicionais exige 40% mais água que nos sistemas de gotejamento.

Fábricas com sede

As indústrias utilizam a água de diversas maneiras no resfriamento e na lavagem de seus equipamentos, como solvente ou ainda na diluição de emissões poluentes. Em termos globais, a indústria é responsável por 22% de toda a água doce consumida. Essa porcentagem é muito maior em países ricos - 59% - e bem menor nos países pobres - apenas 8%.

Alguns setores são especialmente perdulários nesse quesito. Um bom exemplo é o aço. Antes da Segunda Guerra Mundial, eram necessárias entre 60 e 100 toneladas de água para produzir uma tonelada do metal. Hoje, com as novas tecnologias, é possível reduzir esse volume a menos de 6 toneladas de água. Entretanto, o consumo ainda é alto quando o comparamos com o de outros setores: a produção de uma tonelada de alumínio gasta apenas 1,5 toneladas de água.

Por outro lado, indústrias de muitos países estão conseguindo usar a água com mais eficiência. O Japão é exemplo. Em 1965, o país utilizava cerca de 49 milhões de litros para produzir 1 milhão de dólares em mercadorias. Em 1989, o volume necessário para o mesmo desempenho caiu para 13 milhões de litros.

No Brasil, a maior parte das grandes indústrias tem programas de reaproveitamento de água, uma vez que ela se torna cada vez mais rara e cara. É o caso da indústria de bebidas Ambev, que conseguiu reduzir o volume captado por suas fábricas em 9 milhões de metros cúbicos anuais.

Lar do desperdício

De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.

O banheiro é onde há mais desperdício. A simples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água, dependendo da tecnologia adotada. Umas das mais econômicas consiste numa caixa d'água com capacidade para apenas seis litros, acoplada ao vaso sanitários. Sua vantagem é tanta que a prefeitura da Cidade do México lançou um programa de conservação hídrica que substituiu 350 mil vasos por modelos mais econômicos. As substituições reduziram de tal forma o consumo que seria possível abastecer 250 mil pessoas a mais. No entanto, muitas casas no Brasil têm descargas embutidas na parede, que costuma ter um altíssimo nível de consumo. O ideal é substituí-las por outros modelos.

O banho é outro problema. Quem opta por uma ducha gasta até 3 vezes mais do que quem usa um chuveiro convencional. São gastos, em média, 30 litros a cada cinco minutos de banho. O consumidor - doméstico, industrial ou agrícola - não é o único esbanjador. De acordo com a Agência Nacional de Águas, cerca de 40% da água captada e tratada para distribuição se perde no caminho até as torneiras, devido à falta de manutenção das redes, à falta de gestão adequada do recurso e ao roubo.

Esse desperdício não é uma exclusividade nacional. Perdas acima de 30% são registradas em inúmeros países. Há estimativas de que as perdas registradas na Cidade do México poderiam abastecer a cidade de Roma tranqüilamente.


Very Happy I love you confused What a Face flower queen
avatar
hanny ribeiro dos santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/03/2008
Idade : 25
Localização : ceilândia norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1º - "B" - assunto...

Mensagem  hanny ribeiro dos santos em Ter Abr 01, 2008 4:04 pm

[b]Os dez mandamentos para economizar água
Colabore, adote o Uso Social da Água
Evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.
1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.


5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.


confused alien No Embarassed Shocked Evil or Very Mad I love you queen cherry flower
avatar
hanny ribeiro dos santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/03/2008
Idade : 25
Localização : ceilândia norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Evite o desperdício de água

Mensagem  priscilinha em Ter Abr 08, 2008 12:35 pm

Brasília - A irrigação no agronegócio é responsável por 60% do desperdício de água no Brasil, vindo em seguida o setor industrial (26%) e, por fim, o consumo humano (14%). O estudo foi feito pela empresa de consultoria especializada em uso racional da água H2C e divulgado no Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22).

No consumo doméstico, os três principais motivos para desperdício de água em domicílios são o chuveiro (46% de perda), a torneira de cozinha (14%) e o vaso sanitário (14%). Juntos, os três respondem por 74% da perda cotidiana de água numa residência. Os demais 26% de desperdício são provocados por outros motivos.

A consultoria também indica dez mandamentos para economizar o produto em casa. “São os dez mandamentos da economia doméstica, e que funcionam. Obedecendo a essas dicas, o consumidor ajuda a economizar um produto finito e não renovável”, explica o consultor e especialista em programas de racionalização de consumo de água da H2C, Paulo Costa.

O consultor assinala que, em média, um brasileiro consome 340 litros por dia de água nas metrópoles, muito acima do que a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta como necessário. No Egito, o consumo diário é de 40 litros, e na Etiópia, de 1 litro por pessoa.

“Lamentavelmente, a sociedade civil e o poder público ainda têm uma visão míope sobre a questão do consumo da água. A educação ambiental é a chave para uma conscientização a longo prazo, e deve começar com as crianças no ensino fundamental”, ressalta Costa, acrescentando que países como França, Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Japão já têm a educação ambiental como matéria obrigatória no currículo escolar.

Os dez mandamentos para se economizar água nas residências, segundo a H2C:

1. Quando estiver lavando pratos com a mão, não deixe a água escorrer enquanto estiver enxaguando. Encha uma vasilha com água de lavar e outra com água de enxaguar.

2. Coloque para funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.

3. Use uma vassoura no lugar de uma mangueira para limpar calçadas e economize água, tempo e dinheiro.

4. Se o chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu chuveiro por um mais eficiente, ou seja, que despeje menos água.

5. Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês.

6. Ao usar a lavadora de roupa, verifique o nível da água para a carga da máquina.

7. Feche a torneira enquanto escova os dentes, e economize até 1.000 litros de água por mês.

8. Feche a água enquanto você ensaboa seus cabelos, e economize até 500 litros de água por mês.

9. Feche a torneira enquanto faz a barba, e economize até 1.000 litros de água por mês.

10. Lave seu carro sobre o gramado e você molhará a grama ao mesmo tempo.

lol! flower elephant afro
avatar
priscilinha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/04/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Economize água;

Mensagem  Fred em Seg Abr 14, 2008 7:04 am

Economize água;

O uso consciente da água em certos ambientes poupam o meio ambiente e contribui para a redução dos gastos no final do mês. Tenha certeza de que este recurso não está sendo desperdiçado em sua casa. Algumas precauções e mudanças simples na infra-estrutura garantem economia significativa:

- Transforme a fiscalização possíveis vazamentos em chuveiros e pias uma atividade rotineira .

- Ajuste as válvulas das descargas para descarregarem pouca água com bastante pressão.

- Troque equipamentos antigos mais “gastões” por modelos econômicos, principalmente nos banheiros. A instalação de sensores automáticos para pias e mictórios, por exemplo, é uma boa medida para reduzir o desperdício.

- Desligue aparelhos como ar condicionado e máquinas que usam água quando não estiverem sendo usados.

- Faça o isolamento térmico dos encanamentos. Assim, não haverá desperdício de água enquanto ela aquece, e ela permanecerá quente por mais tempo.

- Evite instalar adornos paisagísticos com água. Se for necessário, acomode-os em local protegido e na sombra, onde a perda por evaporação e vento seja mínima.

_________________
avatar
Fred

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2008
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16424353462522644507

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1º - "B" - assunto...

Mensagem  Hudson Alves em Sex Abr 25, 2008 7:39 am

-A resposta de Luks Mattews sobre o assunto Desperdício de Água, foi deletada, pois já havia um post igual.

Pessoal vamos prestar mais atenção no que postam hein, olhem no tópico se já não há o que você ia postar.
^^

_________________
L the Justice =D
avatar
Hudson Alves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/03/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1º - "B" - assunto...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum