1º - "G" - assunto...

Ir em baixo

1º - "G" - assunto...

Mensagem  Fábio Henrique em Sex Mar 14, 2008 9:00 pm

Tópico 1º "G"

Fábio Henrique
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 14/03/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://cem9.4umer.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Erosao

Mensagem  Sttephany Lafaet em Sab Abr 05, 2008 7:38 pm

Erosão do solo
Os solos estão sendo constantemente modificados pela ação de agentes da natureza.
São agentes da natureza o clima, o vento, as águas das chuvas, dos rios, dos mares e o calor do Sol. Essa modificação dos solos chama-se erosão. Erosão é o desgaste do solo e das rochas.
Os principais agentes da natureza que causam a erosão são o vento e a água.
Em regiões secas a erosão é causada pelo vento, que sopra forte sobre os rochedos, carregando e removendo partículas de rocha, provocando, assim, o desgaste.
avatar
Sttephany Lafaet

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Impactos Ambientais

Mensagem  Hudson Alves em Sex Abr 25, 2008 7:32 am

Fórum tá muito carente de posts, então lá vou eu. ^^

-Impactos Ambientais

Impacto ambiental é um desequílibrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. Em exceções, pode ser provocado também por acidentes naturais, (a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio, etc.).

Os principais Impactos Ambientais e suas principais consequências detectados hoje por nós são:
-Desmatamento de Florestas
-Poluição com agrotóxicos;
-Erosão; (Nosso Tema *-*)
-O efeito estufa;
-A destruição da camada de ozônio;
-A Inversão Térmica;
-As Ilhas de Calor;
-A Chuva Ácida.


Fiz minha parte agora é com vocês, sugiro que cada aluno pegue um tema dos principais Impactos Ambientais, e explique mais detalhadamente. ^^
bye =D

Bom, esse post foi apenas um resumo do texto entregue pela aluna Danielle Pereira.

_________________
L the Justice =D
avatar
Hudson Alves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/03/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1º - "G" - assunto...

Mensagem  Hudson Alves em Sex Abr 25, 2008 8:10 am

Vou ajudar também, lá vai minha parte. xD

Desmatamento de Florestas

As florestas são o habitat mais rico e diversificado do planeta. Entretanto, são elas as maiores vítimas do "progresso" - se assim podemos chamar - do homem. As florestas tropicais do mundo estão sendo dizimadas a uma velocidade impressionante. Todo ano, 4 a 5 milhões de hectares são completamente destruídos. Isso significa que, a cada minuto, 12 a 20 hectares desaparecem do mundo diariamente. Além disso, uma espécies animal extinta a cada meia hora.

Isso acontece por causa das necessidades do homem em obter matéria-prima, pensando apenas no benefício imediato que isso lhes trará. Algumas das madeiras de lei fornecidas pelas árvores das florestas têm um valor comercial alto.

Com a tecnologia moderna, nunca foi tão fácil cortar as árvores das florestas. Máquinas pesadas, como tratores e guindastes, são capazes de devastar grandes porções de floresta com muito mais eficiência do que com os antigos machados.

Mas há outras razões por detrás do desmatamento, além da extração de madeira. Os países em desenvolvimento precisam cada vez mais estradas, represas, diques, canais, rede elétrica, tubulações para saneamento. Hoje, em poucos meses, pode-se converter uma grande extensão de floresta em enormes plantações ou fazendas de gado. O desmatamento é também uma forma de se obter espaço, “limpar a terra”, para depois utilizar a mesma para outro fim.


As conseqüências do desmatamento :

Pode ser deplorável que as florestas tenham de ser destruídas para ceder lugar ao crescimento e à expansão, tão necessários aos países em desenvolvimento. Mas, infelizmente, florestas destruídas não significam terras adequadas para atividades agrícolas e pecuárias. Se a terra não for bem manejada, ela pode se tornar infértil rapidamente. Muitas vezes, pela falta de informação do agricultor isso acaba acontecendo, e a terra é abandonada.

Quando convertidas em terras para lavoura, as florestas permanecem férteis por poucos anos. Então, mais áreas de floresta têm de ser destruídas e o processo se repete. Os habitantes das florestas adotam um método agrícola baseado no corte e queima de pequenos trechos da floresta que usam para cultivo temporário. Hoje, contudo, essa prática está atingindo proporções gigantescas, deixando um rastro de terra estéril, que já não poderá ser utilizada para nada.

A remoção da camada que cobre o solo da floresta pode gerar outros sérios efeitos colaterais. As florestas são diretamente responsáveis pelas chuvas, pois as gigantescas árvores absorvem grande parte da água, devolvendo-a lentamente ao meio ambiente sob forma de umidade. A devastação da floresta, reduzindo a quantidade de chuva na região, pode levar a um processo de desertificação. Desprovido de sua cobertura vegetal, o solo fica mais vulnerável à erosão. Há 40 anos, quase metade da Etiópia era coberta de florestas, fonte de água preciosa para a irrigação das lavouras. Hoje restam apenas 5% das florestas etíopes. Como conseqüência, a enorme população do país tem sido vitimada pela fome, seca e enchentes.

A destruição das florestas tem também graves conseqüências em escala mundial. As florestas tropicais regulam os padrões climáticos globais. Em regiões tropicais, mais de 1 bilhão de pessoas dependem da água produzida pelas florestas para irrigar sua produção agrícola. No Hemisfério Norte, fenômenos como ciclos de chuvas desregulados e o aumento de dióxido de carbono na atmosfera são possíveis resultados do desmatamento registrado nos trópicos. Essa devastação poderia levar a um aquecimento generalizado da atmosfera, conhecido por "efeito estufa" que, por sua vez, poderia acelerar o derretimento das calotas polares e contribuir para a elevação do nível do mar.

Uma vez destruída, a floresta não pode ser recuperada. Mesmo removendo apenas as árvores maiores, o frágil ecossistema florestal não resistirá. Com ele, estão perdidas para sempre comunidades inteiras de plantas e animais, muitas das quais de valor incomensurável para nós. Há séculos, tribos das florestas têm usado as propriedades químicas de muitas espécies de plantas para obter drogas e medicamentos. A própria ciência moderna reconhece hoje o valor dessas ervas medicinais, algumas para o tratamento de doenças graves como câncer, leucemia, problemas musculares e cardíacos. São também usadas como ingredientes básicos para a fabricação de hormônios controladores da natalidade, estimulantes e tranqüilizantes.
Hoje, 40% das florestas do planeta já desapareceram. Aquelas que restam estão sendo destruídas a um ritmo tão acelerado que muitos países já perderam quase totalmente suas florestas.

Post Por Hudson Alves. ^^

_________________
L the Justice =D
avatar
Hudson Alves

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/03/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1º - "G" - assunto...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum